É impossível afundar na lava


Não é raro ver em filmes um carro, uma pessoa ou qualquer coisa afundando em lava. Você mesmo deve imaginar que, se atirar alguém na lava, ela irá pegar fogo e derreter enquanto afunda lentamente na rocha derretida, mais ou menos como aconteceu no final de Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei. (Vídeo aqui).
Tudo fake.
Lava, para quem não sabe (se há alguém por ai que ainda não saiba) é um material geológico que se encontra em estado de fusão, sendo basicamente rocha derretida, e que se encontra entre 600 °C e 1.250 °C.
Embora se pareça com um líquido, a viscosidade da lava chega a ser 100 mil vezes maior que a da água!
Essa viscosidade, ligada à densidade muito mais elevada da lava em relação à água que faz com  que uma pessoa não afunde quando a mesma cai em um poço de lava.
Gostaram da explicação física? Relaxem por que aí vem mais:
A água tem uma densidade de mil Kg/m³ e viscosidade de 0,00089 Pa.s (Pascal por segundo, que é a unidade de medida da viscosidade).
Já a lava tem densidade de 3,1 mil Kg/m³ e viscosidade que varia de 100 a 1.000 Pa.s.
O corpo humano tem em média uma densidade de 1.010 Kg/m³, fazendo com que, ao cair em água, o corpo afunde logo depois a queda, mas a densidade da lava é muito maior, não permitindo que isso ocorra.
Mas relaxem, isso não significa que vocês podem sair andando em lava.

Lembram que a temperatura dela era...bem quente? Pois é, se você se arriscar a colocar o bendito pé na lava, que está com uma temperatura entre 600ºC e 1250ºC, você terá, com toda certeza, queimaduras graves, que irão doer muito, e o seu corpo irá derreter, o que irá doer muito mais. Para comparar, o seu forno tem temperatura média de 270ºC, e você já deve ter criado várias bolhas nas mãos por causa dele.

Então da próxima vez que você assistir algum filme onde o mocinho afunda em lava, lembre-se: Isso não acontece na vida real, mas que a critério de entretenimento isto é genial, ah, isso sim.
Um exemplo menos perigoso é ter um balde cheio de óleo de motor (que aqui é a nossa lava) e um pedaço de isopor do tamanho de um celular (que neste caso, é o seu corpo).
Mesmo que você tende afundar o isopor para dentro da lava, isso não irá acontecer, pois o óleo tem densidade 920 kg/m³, enquanto a do isopor é de apenas 300 kg/m³, que respeita mais ou menos as proporções do corpo humano e da lava.(Obs: Não aqueça o óleo, se não ele irá pegar fogo, e ai sim, a experiência será bem mais realista, mas bem mais perigosa).

1 Comentários:

Fausto Somáli disse...

Genial! Gosto muito dessas curiosidades sobre física. Muito bom. Compartilhado.

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.