Quanto pesa a internet?

A internet, com todos os seus milhões de terabytes de informações, vídeos, fóruns, jogos, redes sociais, perfis, fotos, música e todo o resto pesa somente 50 gramas.
Sim, 50 gramas (a massa de um morango mais ou menos). A unidade de medida deve ter assustado um pouco, não é mesmo? Como medir informação binária em unidade de massa?
Deixe-me explicar usando uma escala um pouco menos reduzida: Um tablet ou até mesmo um pendrive.
A informação que você carrega em seu gadget é composta de códigos binários, ou seja, 0's e 1's.
Toda essa infomação só existe por causa de elétrons que são jogados em transistores de circuitos impressos, que escrevem os códigos necessários paea exibir fotos, vídeos, músicas e todo o resto.
Acontece que elétrons, por menor que sejam, também possuem massa. Por essa lógica, um gadget que esteja com memória lotada ou que que esteja com a bateria cheia ficaria mais pesado. Absurdo, não? Mas sim, ele fica.
Um Kindle Tablet que esteja com a memória cheia chega a pesar até 10^-18 gramas a mais, ou seja, são 0,000000000000000001 gramas a mais que você carrega na mochila. Mas esse valor é algo tão absurdamente pequeno que nem podemos detectá-lo. Na verdade, a balança mais precisa que já inventamos só é capaz de pesar algo que tenha 0,000000001g (10^-9g) de massa.
Eric Schmidt, ex diretor-executivo do Google, uma vez calculou que a internet, em termos de memória, pesa 5 milhões de terabytes  e que o Google só possui anexado aos seus arquivos e ferramentas de busca 0.004% de tudo isso.
 Tudo isso e algumas outras curiosidades sobre este assunto podem ser vistas nesse vídeo (em inglês):

0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.