Heterocromia

Algumas pessoas preferem olhos castanhos, outras preferem azuis, outras verdes e tem qté aquelas que preferem em tons de cinza. Característica genética, a cor dos olhos é algo que não se pode escolher, você nasce assim.

Mas e pessoas que possuem duas cores diferentes de olhos?
Você provavelmente já viu isso em algum animal, como gatos ou cachorros, mas há pessoas que também possuem essa característica um tanto incomum.
A Heterocromia é uma mutação genética que faz com que o indivíduo tenha cores diferentes em cada olho, ou até mesmo duas cores no mesmo olho.
Como dito antes, a condição é uma questão genética, mas é possível obtê-la por meio de lesões, derrames e até pela conhecida síndrome de Waardenburg.
Alteração relativamente rara, ela afeta cerca de 11 em cada 1.000 pessoas na América e não é sinônimo de fraqueza genética, ou seja, uma pessoa que tenha Heterocromia não ficará necessariamente cega ou terá qualquer tipo de problema de visão, podendo viver nornalmente.
Existem 3 tipos de Heterocromia:

 A Heterocromia central, que faz com que o olho possua um círculo de pigmentação diferente da "predominante". Esse cícrculo geralmente fica envolvendo a pupíla, mas pode se localizar em outras partes mais externas da íris.


A Heterocromia sectorial é semelhante à central, mas nessa, uma cor diferente da "predominante" aparece em forma de "manchas" na íris, mas igualmente, apresenta duas pigmentações no mesmo olho.


O terceiro tipo talvez seja o mais chocante e o mais fácil de ser observado. Na Heterocromia completa, cada olho possui uma pigmentação distinta, mas diferente do outro olho.
As diferenças podem ser das mais variadas, sendo um olho castanho e outro azul, ou um azul e outro verde, ou um castanho e outro cinza, e assim por diante.



Eu pessoalmente acho a heterocromia completa algo exóticamente lindo, e vocês?


0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.