S.O.S.

Você provavelmente já se deparou com essa, bem, como podemos chamar isso? Código, sigla? A real é que essa arranjo de letras é conhecido por todos como um código (ou sigla?) sinônimo de ‘‘socorro’’ internacionalmente usado.
Você sabe a origem, o significado ou o porque dessas 2 letras convenientemente posicionadas dessa maneira?
Para entender a origem do S.O.S. precisamos entender um pouco sobre a telegrafia e o telégrafo:

A telegrafia foi inventada por Samuel Finley Breese Morse, um homem que, em seu interesse pela eletricidade e sua curiosidade por eletroimas, desenvolveu o telégrofo e o código Morse.

O código Morse e o telégrafo foram muito usados em operações militares. Baseado basicamente em pulsos longos e curtos (traços e pontos) ele era usado para comunicação.

O S.O.S. acabou surgindo porque ele era simples e de fácil memorização, sendo produzido primeiramente por três pontos (correspondentea à letra S), três traços (correspondentes à letra O) e novamente três pontos (• • • – – – • • •) - oralmente diz-se "dit dit dit dah dah dah dit dit dit".

Pode-se achar que as letras são na verdade a sigla de Save Our Seamen" (Salve nossos marinheiros) ou "Save Our Ship" (Salve nosso Navio) ou ainda "Survivors On Shore" (Sobreviventes na costa) e até mesmo "Save Our Souls" (Salve nossas almas), mas na verdade essas frases curtas eram somente usadas para memorização do código, as letras por si só não possuem sentido nenhum.
Essas letras foram escolhidas para tornar a sinalização mais fácil, assim, só se precisaria lembrar que o código consiste de três traços e três pontos.
Mas porque não então usar O.S.O. ao invez de S.O.S.?
A explicação é de que os traços são sinais elétricos mais longos, cuja transmissão exige mais energia, além de tornarem a mensagem mais
demorada. Por isso, o código para chamar auxílio ficou sendo SOS.Saiba que quando você estiver em perigo (e a esperança é de que isso não aconteça a ponto de ser necessário esse recurso) o S.O.S. é entendido, como já foi visto, internacionalmente e, se captado, irá trazer ajuda.

0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.