Se o cinema é a 7ª arte, quais são as outras 6?

Você provavelmente já ouviu essa expressão, e desde que me deparei com ela pela primeira vez, fiquei curioso para saber se era só algum nome aleatório ou se de fato existia história por trás das ‘‘ 7 artes’’.
Por fim, descobri que as outras artes são arquitetura, pintura, escultura, música, literatura e teatro (incluindo a dança).
Elas fazem parte do conjunto denominado ‘‘Belas Artes’’, e a característica desse grupo é que são atividades preocupadas com a criação do belo, independente da sua utilidade prática.
O cinema acabou sendo incorporado a lista posteriormente, pois no início, os filmes eram mais documentais, mas não demorou para que mostrassem que eram uma nova forma de arte. Foram os críticos e teóricos franceses, no começo do século XX, os primeiros a chamar o cinema de "sétima arte".
Além do conceito de ‘‘Belas Artes’’, existe também um outro conceito chamado de ‘’Artes Aplicadas’’.
Essa divisão surgiu porque a nobreza, quando o conceito de Belas Artes surgiu, no século XVIII, considerava toda manifestação artística realizada por operários ou por membros fora do nobreza, arte de baixo valor. Arte aplicada é também usada para determinar um tipo de arte que seja útil, diferente das Belas Artes, que são algo mais ‘‘arte pela arte’’. Arte aplicada também costuma ser considerado um termo antiquado para definir as atividades e profissões ligadas ao design.
Essa diferença entre belas artes e artes aplicadas tem sido considerada por alguns como uma das distorções na classificação das atividades "artísticas", fruto de preconceitos sobre os pré-requisitos e status de um artista.
A origem desse fenômeno está na separação profissional entre artista e artesão e, mais tarde no século XIX, com a divisão entre artista e designer.
Para outros ainda existe mais que 7 artes, existem 11 formas de manifestação artística! Elas seriam: Fotografia (imagem), Banda desenhada (cor, palavra, imagem), Jogos de Computador e Arte digital (Artes gráficas computorizadas 2D, 3D e programação).

0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.