Porque usamos a letra X para simbolizar o desconhecido?

Isso chega a ser algo presente na vida de todos nós desde criança com a famosa frase ‘‘O X marca o local’’, e quando tínhamos mapas, o tesouro sempre estava onde indicava o X. Quando crescemos, e na escola a matemática começa a complicar, o X geralmente é o termo que precisamos saber. Na cultura ocidental o desconhecido X vai além da matemática, quando queremos falar de algo sem denominação ou descrição, como por exemplo raios-X, que confundiram seu descobridor, ou o seriado “Arquivos X”, que tratava de casos não solucionados envolvendo atividade paranormal.
Porque temos o costume de usar X para o desconhecido? Bom, depois de uma pesquisa rápida, a explicação mais encontrada por mim foi de que tudo isso surgiu justamente no lugar onde mais a vemos: Na Matemática. Mais precisamente na Álgebra.
A álgebra tem suas origens no oriente médio, mais ou menos no período de 700dC ao ano de 1450dC, quando as ciências começaram a florescer no mundo islâmico.
Um dos maiores matemáticos desse período era o chamado Muhammad al-Khwarizmi (780dC), que escreveu um livro chamado "Kitab al-jabr wal-muqabala", que significa "O livro do cálculo por compleção e redução". O nome do livro em árabe gerou o nome 'álgebra'.
Os árabes, em suas equações, acabavam por chamar o termo desconhecido de ‘‘coisa’’, por exemplo:
3 + coisa = 7, onde ‘‘coisa’’ seria 4 nesse caso.
Quando os livros e textos arábicos foram traduzidos, como o Al-Jabr, um manuscrito escrito em Bagdá em 820 d.C. que estabeleceu as regras da álgebra, era a palavra "shei" que era a usada para ‘‘coisa’’, e foi traduzida para o grego como "xei", e reduzida para "x". Para alguns essa é a razão de se usar "x" como incógnita.
Outra possível explicação é que em grego, a palavra para ‘‘desconhecido’’ ou ‘‘estranho’’ era "xenos", que também era usada em equações e que sofreu reduções até virar simplesmente X, o que parcialmente explica o uso da letra em equações algébricas na europa e posteriormente para o resto da sociedade ocidental.
O X no mapa tem ligação direta com isso, afinal, o tesouro, ou seja lá o que o mapa estiver assinalando é o fator desconhecido e será mostrado indicado pelo simbolismo do desconhecido:
A letra X

0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.