O Porque do cofre de cerâmica em formato de porco

Isso é uma coisa que já vem me intrigando faz tempo, veja bem, não é raro acharmos cofres para vender com formato de porco.
Quais os motivos disso? Porcos pensam antes de gastar? (Oi?), porcos trazem boa sorte ou riqueza? Fui pesquisar e achei várias histórias:

Uma lenda diz que havia um vilarejo chamado Pigger na Inglaterra da Idade Média e que lá havia uma argila cerâmica da qual as pessoas faziam suas vasilhas de uso doméstico, como jarros e potes. Com a “popularização” da moeda em metal, essas ganharam um pote de barro como recipiente doméstico, um ancestral do cofre. Da mistura, “argila”, “cofre”, “Pigger”, e daquelas prováveis confusões (espingarda de caçar rolinhas com espinafre de caçarolinha) algum oleiro talvez tenha feito esse cofrinho no formato de porco, ou “pig” em inglês.

Uma outra lenda diz que o cofre em formato de porco é atribuída ao engenheiro francês Sebastian la Pestre que viveu no século XVII. Pestre, de acordo com a lenda, teria calculado que em dez anos uma porca pode produzir seis milhões de filhotes e concluiu que este animal representaria bem a idéia de economizar, e pelo raciocínio de Pestre, a simbologia do “cofre de porquinho”, assim surge: de moeda em moeda se consegue uma forturna, quem não economiza, ou em forma de metáfora, quem mata uma porca prenha destrói toda uma prole até a milésima geração.

Uma outra lenda ainda diz que no leste europeu o cofre de porquinho foi inventado para espantar os cobradores de impostos que até então eram Judeus (Lembrem que judeus não comem carne de porco), e, com um cofre em formato de porquinho, os cobradores seriam, simbólicamente, afugentados.
A quarta possível origem que me foi apresentada - e essa foi a que levei mais fé por ser a que mais é mencionada se você decidir fazer uma pesquisa rápida - é a de que no século XVIII existia um tipo de argila chamada pygg. As pessoas usavam os potes feitos de pygg para guardar moedas.
Ao atender uma encomenda, um ceramista inglês, que não estava familiarizado com o termo, confundiu pygg com pig, ou“porco”, em inglês, e por isso, preparou potes em forma de porco. O engano acabou fazendo o maior sucesso pelo mundo.

Bom, o motivo certo de tudo isso fica indefinido, mas todas as lendas até que possuem algum sentido.

0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.