O Kraken

Quem nunca tomou conhecimento sobre a existência de lulas gigantes? Notícias sobre elas pipocam o tempo todo na internet, e elas de fato existem - para aqueles que acham tudo isso uma mentira - e há relatos de avistamentos com animais que possuíam 20 metros de comprimento! É difícil ver essas criaturas devido a profundidade das quais elas habitam.


No passado, em épocas onde se pensava que a Terra era quadrada e que lendas de marinheiros eram comuns por ai, uma lenda tomou muito espaço no folclore popular nórdico. A Lenda d’O Kraken.
O Kraken é uma lula gigante que, de acordo com as lendas nórdicas, habitava os mares profundos e gelados da Noruega, que separavam a Islândia das terras escandinavas, mas que em certas ocasiões migrava para o sul e percorria as águas do Atlântico Norte.

“Essa criatura é semelhante a uma lula imensa, com um corpo retilíneo, dois olhos arregalados e uma massa de tentáculos.’’
-Livro dos Monstros, D&D 3.5

Os noruegueses descrevem o Kraken como um cefalópode com o corpo do tamanho de uma ilha e com mais de cem braços, e que essa criatura atacava embarcações, destruindo-as e matando todos os seus tripulantes.
Algumas versões ainda dizem que o perigo não era o Kraken em si mas sim o redemoinho que ele fazia nas águas do oceano quando mergulhava de volta para as profundezas, trazendo consigo os barcos e os marinheiros a bordo.

O Kraken é confundido por alguns por uma sépia gigante que controlava as tempestades e as profundezas oceânicas e que habitava uma caverna submersa, lenda proveniente da mitologia grega, porém, não há registro do Kraken na mitologia grega.

Claro que ‘‘A Lula Gigante’’, com toda a sua atmosfera fantástica, serviu de inspiração para várias obras literárias e cinematográficas, como foi o caso onde em Vinte Mil Léguas Submarinas de Julio Verne, ou em Harry Potter, obra de J.K. Rowling, ou ainda em Piratas do Caribe.


0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.