Qual a diferença entre Porque, Porquê, Por que e Por quê?

Essa é uma dúvida que eu tenho faz tempo.
Ela já me foi tirada diversas vezes mas sempre volta, afinal, só sendo muito cheater pra memorizar tudo isso então eu ainda errarei ao escrever os "porques" aqui no blog e você leitor também errará quando for escrever alguma coisa.

Mas hoje vou postar aqui um lembrete para ver se conseguimos diminuir nossos erros.

Por que: É usado para se fazer uma pergunta, usado no início da frase, necessita de um complemento.
Ex.: Por que não vem amanhã?

Porque: Para responder uma pergunta, é usado também no início da frase.
Ex.: Porque amanhã tenho que ir ao médico.

Percebe-se que, se a pergunta for feita com um "por que" sem acento, ela será respondida com um "porque" sem acento também. A mesma lógica serve com os "porquês" acentuados.

Por quê: É usado para se fazer uma pergunta no meio ou final da frase.
Ex.: Ele não vem? Por quê? 

Porquê: É usado para responder uma pergunta, é usado também no meio e no final de uma frase.
Ex.: Ele não disse o porquê.

Resumindo: "Porques" juntos são usados para responder, se separados, para perguntar.
Se contém acento, é usado no meio ou final da frase, sem acento, no início.

0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.