Como se faz café descafeinado

Sempre quis saber como se faz um café descafeinado - consumido por pessoas com problemas de insônia, estresse e até alérgicos à cafeína - mas nunca descobri.
Até porque o próprio nome já lembra cafeína. Na nossa cabeça, café = cafeína e ponto final.


café: s.m. 1. Fruto do cafeeiro. 2. Infusão desse fruto torrado e moído. 3. Estabelecimento onde se serve sobretudo café.





Bom, para tirar as moléculas de cafeína dos grãos de café existem 4 procedimentos que são parecidos entre si.
veja eles:

1 - Usa-se colreto de metileno ou etil-acetato, substâncias que se ligam às moléculas de cafeína, retirando-as do grão. Sua falha é que não dá para remover totalmente o solvente do café, ou seja, seu sabor fica alterado.

2 - Coloca-se Gás Carbônico em uma caldeira de alta pressão. Nessas condições, esse gás atrai as moléculas de cafeína, mas não as que dão sabor a bebida. Sua grande falha é que o processo é caro e esse valor acaba encarecendo o produto final, que quem paga é o consumidor.

3 - Outra maneira é deixar os grãos imersos na água quente até que muitas substâncias boiem. Dessa água, são retiradas as moléculas de cafeína. Os grão então voltam para essa água com o fim de reabsorver as substâncias que dão o sabor. Sua falha é que o processo é pouco higiênico.

4 -  Os grãos ficam imersos em água saturada por substâncias de café. Essa saturação faz com que as moléculas de cafeína, que são menores, sejam absorvidas. Sua falha é a mesma do item anterior, mas esse método é permitido pela sentidades de fiscalização sanitária.

Outra solução pode ser a descoberta que pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (dá-lhe Campinas!) fizeram:
Segundo os pesquisadores, eles descobriram um grão de café originário da Etiópia que tem seus níveis de cafeína naturalmente reduzidos. Estes têm 0,06% de cafeína contra 1,2% dos grãos normais.
Uma possível solução para a fabricação de café descafeinado.


Fonte: Revista Superinteressante

0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.