A Polêmica do 2=1

*Math Alert - Esse post contém conteúdo matemático e pode ser considerado chato para alguns leitores*

Estava eu navegando na internet quando me deparo com esse motivational poster que mostra, em uma matemática simples e clara, o como a mesma é falha, provando pela sua própria ciência de que nem sempre é exata, mostrando que com os cálculos certos, 2=1.


Aparentemente, não dá para se discutir, por esses cálculos, de fato, 2=1.
Você leitor pode até olhar denovo, e é melhor mesmo, reflita sobre a imagem acima e entenda plenamente os cálculos feitos.
Se não entender, olhe denovo, é muito importante que você entenda para que a explicação que está por vir faça sentido.




Pronto?





Mesmo?



Ok, vamos lá...
Eu fiquei super intigrado, pensando coisas como "se isso estiver certo, todas as minhas crenças estão mortas" (brincadeira, não fui tão drámatico, mas eu realmente pensei sobre essa "prova" de que a matemática não é precisa e perfeita).

Decidi então perguntar para a pessoa que mais entende de números que eu conheço, a minha própria professora de Matemática, ao que ela me mostrou 2 falhas nessa conta.
2 falhas simples e que passam desapercebidas por nós:

- O problema está na parte do 2 (a -b) = a -b. Não interessa se a = b. Ambas as icognitas são de fato, icognitas, e portanto não podemos dividir sem sabemos os seus valores (embora seja o mesmo valor numérico já que a = b).
É uma regra matemática: Não se pode dividir alguma coisa por outra que você não sabe o valor.

Agora você deve estar pensando: "Ah, regras e mais regras, elas não provam nada".
Se for o seu caso, a 2ª falha comprova totalmente que os cálculos mostrados estão errados, veja:

- Em meios práticos, vamos dar valores para A e B, digamos que seja 5, ou raiz de 53, ou até mesmo 768², não importa. Ok, vamos colocar o valor de 5 no exemplo para facilitar:
A = 5, logo, o B também vai ser igual a 5, já que a condição inicial do problema era A = B
Novamente, o problema está na última parte do problema, veja:

2 (a -b) = a -b


Vamos substituir os valores:

2 (5 - 5) = 5 - 5

O Resultado final seria:

2 x 0 = 0

Você provavelmente já entendeu o problema mas caso não tenha entendido, vamos seguir:

2 = 0/0

SIM, UMA DIVISÃO POR ZERO, UMA DAS ÚNICAS MANEIRAS DE SE ACABAR COM AS LEIS NATURAIS DO UNIVERSO E CAUSAR UMA CATÁSTROFE POLIDIMENSIONAL!!!

E isso mostra que o problema acaba dando em uma divisão por zero, e como todos sabem, matemáticamente, é IMPOSSÍVEL dividir por zero, se você o fizer, coisas absurdas acontecem, como por exemplo, a própria matemática "provar" que 2 =1

:)

Opa, pera ai, eu segui o problema! Eu dividi por zero! CORRE CAMBADA!!!!

2 Comentários:

Walerko disse...

PORRAAAAA! RUN TO THE HIIIILLSSSSSSSSSSSSSS!!!

de qualquer forma, o buraco negro gigante se formando nesse momento vai sugar todo mundo.

Jefferson disse...

2 Diferente de 0
inequação.

Isso nao prova que 2=0

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.