Chocolate dá espinha?


Chega época de páscoa e muita gente começa com o clássico mito de que chocolate vai te deixar com o rosto cheio de espinhas.
A lógica é meio simples: Espinhas são formadas pelo excesso de gordura na pele, chocolates são teoricamente gordurosos, logo, comê-los vai te deixar com a pele oleosa e consequentemente, você ficará com espinhas.
Simples não? Mas não é totalmente verdade.
Na realidade, não existe base médica nenhuma para essa teoria.
Muitas vezes o que acontece é que no período da adolescência, a produção de hormônios aumenta, e isso gera um desequilibrio hormonal provocando assim as espinhas e também certa angústia, tensão.
Muitas pessoas acabam comendo chocolate para poder acabar com esses sentimentos, o chocolate acaba sendo o culpado.

Mas eu não sou mais adolescente / não tenho problemas emocionais, mas como chocolate e meu rosto fica cheio de espinhas, e agora?

Muitas pessoas, quando comem chocolate, não comem somente um bombom (até porque isso é meio impossível), mas sim uma caixa de bombons inteira, ou, propício para a época, um ovo de páscoa inteiro.
Isso com certeza vai causar espinhas não pelo fato de ser chocolate, mas por ser uma grande quantidade de certo alimento, o mesmo ocorre com castanhas, amendoim e outros.
Afinal, seu corpo vai tentar expulsar tudo o que você comeu de alguma maneira, isso pode causar certo desequilibrio em seu organismo e (supresa!) as espinhas aparecem.

Não podemos esquecer também que se você sente espinhas e assa mal (não na consciência, mas fisicamente) ao comer chocolate, você talvez tenha algum tipo de alergia, seja ela por lactose ou alguma outra substância presente no doce.
De qualquer forma, procure um dermatologista ou médico especialista caso sinta alterações em seu corpo.
O que já é bastante conhecido é que chocolate, em pequenas quantidades, é até benéfico para a saúde, o recomendado é de 30g diárias (um bombom).
Quanto mais amargo, melhor, pois chocolates amargos possuem mais concentração de cacau, que é rico em Flavonóides, substância que combate o envelhecimento das células.

Para resumir então: É Mito! Não é chocolate que vai te deixar com espinhas, sem falar que ele é benéfico para a saúde em pequenas quantidades.
Para completar, chocolate estimula a produção de serotonina, um hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar do corpo.

1 Comentários:

Carina Silva disse...

Já fiz um trabalho sobre isso na escola, acho até que tu ainda estudava lá... É, foi na feira que tu fez com o Medeiros se não me engano. Bons tempos :')
Feliz páscoa, buddy!

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.