Por que se comemora o Aniversário?


Todo ano você, eu e todos no mundo comemoram o aniversário, mais um ano de vida (ou menos um), geralmente comemorado com uma festa com amigos e o clássico bolo de aniversário.
Mal sabem alguns que o tal comemoração existe desde o Egito Antigo, há cerca de 3000 a.C.
Bem, tanto os Egipcios quanto os Gregos restringiam as comemorações à Faraós e deuses.

Com o tempo a comemoração foi se espalhando pelos mortais, e já em Roma, o privilégio era concedido ao Imperador, sua família e aos senadores.

Inicialmente, nos primordios do Cristianismo a comemoração do aniversário foi abolida pelas origens pagãs mas no Século 4, a Igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, Natal.

Com o tempo a o direito de comemoração foi concedido a todos.


As festas tinham como função principal, espantar os maus espíritos que acompanhavam a pessoa desde o seu nascimento, mas que na época do aniversário, ficavam mais perigosos pondo a pessoa em risco.
O ato de dar presentes também tinha o mesmo propósito.

O Bolo com velas foi um costume herdado dos Gregos, que todo dia 8 ofereciam uma torta com uma vela em cima, simbolizando a lua cheia, para a deusa Artemis.
A Lua Cheia seria a forma como a deusa se expressava.

Curiosidades:

- Acredita-se que os balões foram os primeiros brinquedos das crianças. É claro que os primeiros não eram feitos de plástico, mas de intestinos e tripas de animais mortos, inflados com ar. Eles passaram a figurar nas festas de aniversário como um agrado às crianças.

- A tradição de enviar cartões de aniversário começou na Inglaterra, no início do século 20. Os cartões serviam como um pedido de desculpas carinhoso quando a pessoa não podia visitar o aniversariante. Hoje muita gente prefere entregar o cartão pessoalmente


Bom pessoal, tá ai o como que a comemoração de aniversário surgiu, e vale dizer pra quem não sabe que no último dia 6 de fevereiro seu querido autor fez 16 anos, viva eu :)

0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.