Salvo pelo gongo

Você provavelmente ja deve ter ouvido essa expressão antes,mas sabe exatamente daonde ela surgiu?
Essa expressão surgiu na antiga Inglaterra.
Nessa época foi descoberta a Catalepsia,que para quem não conhece,é uma doença que faz com que o metabolismo fica extremamente lento e os sinais vitais do cérebro e coração são quase nulos.
Mas não confunda Catalepsia patológica(a que estamos falando) de Catalepsia astral(que ocorre quando estamos dormindo)
Para entender a expressão precisamos entender esses dois tipos:

A Catalepsia astral ocorre durante o sono,e faz com que não nos movamos,faz com que nos mantenhamos quietos e seguros no lugar que dormimos,ela tbm faz nosso nivel metabolico cair,mas em um nivel temporario,e msm abaixo,o nivel metabolico é alto o suficiente para se constatar que a pessoa esta viva.Esse é de certo modo uma "estado" benigno,ja que saimos desse estado quando acordamos.

Na Catelepsia Patológica,msm sendo temporaria tbm,o nosso nivel metabolico cai muito,e não necessariamente durante o sono.
O Metabolismo cai de tal forma que sem equipamentos próprios para isso,a pessoa pode ser dada como morta,e por fim ser enterrada viva.

Agora vamos voltar para a nossa expressão.
Na Inglaterra antiga,tais equipamentos não estavam nem perto de ser inventados,quando essa doença foi descoberta,logo se percebeu que algumas pessoas poderiam estar sendo enterradas vivas,e portanto,algo deveria ser inventado para caso a pessoa acordasse no caixão,pudesse ser salva.

A Solução foi colocar um fio,que ia de dentro do caixão até a superficie,que por fim estava conectado a um suporte com um sino.
Caso a pessoa acordasse,ela puxaria o fio,tocaria o sino e assim se ouviria o barulho e chamariam alguém encarregado do cemitério,que constataria que a pessoa estava viva.E então,a pessoa seria desenterrada e salva.
Dai a expressão "Salvo pelo gongo"

Um invento simples mas que salvou vidas.
Mas pelos registros,apenas 6 pessoas foram salvas desse modo.
Imagina o medo que deve dar andar pelo cemitério e ver um sino tocando...

Fonte:The History Channel

1 Comentários:

Lucimara Tavares disse...

Affffffff...
Eu nem desconfiava que era por isso! Gostei da história... e a idéia deles foi bem legal tbm!!




OBS: tinha que ser da England né??? kkkk

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright © Leis de M.E.R.F.